Anunciados investimentos para a aquicultura no Extremo Sul

Valorizado o litoral sulbaiano
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A aquicultura na região Extremo Sul da Bahia entra em uma nova fase a partir deste mês. A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), assinou, no último fim de semana, convênios e termos de compromisso para impulsionar a criação de peixes e mariscos em Prado e Caravelas. “As ações – que envolvem a implantação de tanques-redes e módulos de cultivo de ostras e algas nos dois municípios – vão beneficiar 150 famílias da região, que terão mais uma alternativa de produção e geração de renda”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

No âmbito da piscicultura, a Bahia Pesca, a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a Prefeitura de Prado assinaram um convênio para a implantação de 40 tanques-rede e 30 tanques-escavados em assentamentos do município. O investimento nos equipamentos é de quase R$ 500.000,00 e assistirá 70 famílias da região. Os tanques serão colocados nos assentamentos Três Irmãos e Tororão.

Os produtores de Prado e Caravelas também serão beneficiados com a assinatura de um termo de compromisso entre a Bahia Pesca e a Sedir para implantar 20 módulos de cultivo de ostras no município. Além de doar os equipamentos, a Bahia Pesca também capacitará 20 famílias para trabalhar na atividade, além de prestar a assistência técnica necessária durante todo o processo.

Além da ostreicultura, a maricultura também foi foco das ações da empresa. O termo de compromisso prevê a implantação, no litoral de Prado, de dois módulos de cultivo de algas marinhas, que beneficiarão 60 famílias da região. Os pescadores passarão por cursos de capacitação para a fabricação de sabonetes e cosméticos a partir das algas marinhas que a própria comunidade produzirá. O investimento nos projetos de ostreicultura e maricultura chegam a R$ 700.000,00.

“Não basta doar os equipamentos. É preciso empoderar e capacitar estas famílias para que, no futuro, possam trabalhar de forma independente e melhorar de vida, especialmente aquelas com perfil empreendedor. A implantação dos tanques e dos módulos produtivos permitirá que estes trabalhadores possam usufruir de um processo produtivo sustentável e permanente”, comemorou Cássio Peixoto durante as assinaturas dos termos que aconteceu no evento Prado em Ação, realizado pela prefeitura municipal.